Prêmio Jovem Cientista
Prêmio Jovem Cientista

PRÊMIO JOVEM CIENTISTA

 

 

APRESENTAÇÃO

É nas cidades que a maioria da população mundial realiza suas interações sociais, ambientais e econômicas. O censo demográfico de 2010 mostrou que as cidades abrigam mais de 84% da população brasileira. A dinâmica de cada uma delas é, portanto, um fator essencial na qualidade de vida das pessoas.


Pequenas, médias ou grandes, as cidades apresentam desafios e conflitos que chamam a atenção: moradias em áreas de risco, altos índices de impermeabilização do solo, água escassa ou contaminada, gestão do lixo e resíduos tóxicos, lazer e educação de qualidade insuficientes, edificações mal projetadas ou conservadas, transporte público e mobilidade não motorizada são alguns dos problemas mais frequentes.


Há múltiplos modelos de cidades que oferecem bem-estar. A sustentabilidade não tem uma receita única, mas se compõe de um mosaico de ideias e iniciativas apropriadas a cada contexto. O CNPq, a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE acreditam que as soluções para a sustentabilidade das cidades brasileiras podem ser construídas por pessoas com diferentes tipos de formação.


Nesta edição, esperamos contar com a participação de pesquisadores de inúmeras carreiras. Também queremos estimular o envolvimento de estudantes e escolas do Ensino Médio nesta área que representa um grande desafio para as próximas gerações.

Se você desenvolve na sua universidade ou centro de pesquisa alguma das linhas de pesquisa relacionadas abaixo, pode participar do XXV Prêmio Jovem Cientista:

• Vulnerabilidade, risco e mudanças climáticas nas cidades.

•  Urbanização, ambiente e gestão das águas urbanas.

•  Produção do espaço urbano e apropriação da natureza relacionada com a questão do solo/água/ ventos, dos recursos energéticos.

•  Políticas urbana, ambiental e de saúde relacionadas com a questão do lixo, resíduos, tratamento de água e reciclagem de materiais.

•  Planejamento urbano, gestão e conflitos ambientais.

•  Agricultura urbana e cidade sustentável.

•  Implicações socioambientais da legislação urbana.

•  Paisagem urbana e arquitetura sustentável.

•  Cidades em fronteiras transnacionais e gestão ambiental.

 

Se você é estudante do Ensino Médio também pode participar do XXV Prêmio Jovem Cientista. Basta desenvolver, com a ajuda de seu professor, uma pesquisa sobre alguns dos temas abaixo e apresentá-la, em um texto de três páginas:

Ambientes sustentáveis: casa, escola, trabalho, espaços públicos

• Edificações inteligentes: uso racional dos recursos naturais e materiais

• O trabalho e os empregos necessários para a cidade sustentável

Planejamento urbano e qualidade de vida

• Planejamento participativo: aprender a decidir em grupo

• Energias limpas e uso racional de energia

• A expansão urbana em áreas vulneráveis (encostas e beiras de rios)

• A expansão urbana em áreas vulneráveis (encostas e beiras de rios)

• Enchentes: o conhecimento das causas deve orientar soluções

• O tempo livre: esportes, artes, cultura, relacionamento entre crianças, adultos e idosos

Gestão das águas no meio urbano

• Uso racional da água

• Preservação de rios e matas ciliares

• Controle do despejo de resíduos sólidos em mananciais de água doce

• Aumento de permeabilidade e infiltração das águas pluviais no espaço urbano

Políticas de mobilidade nas cidades

• Mobilidade de pessoas com necessidades especiais e idosas

• Uso e qualidade do transporte público coletivo

• Meios não motorizados de transporte

Agricultura urbana

• Produção de alimentos para consumo próprio ou comunitário

• Teto verde e produtivo

• Arborização com frutíferas: o pomar em locais públicos e privados

Gestão de resíduos: orgânicos, inorgânicos e perigosos

• Reduzir; reutilizar; reciclar

Impactos das mudanças climáticas nas cidades

• Plano de mudanças climáticas para as cidades

• Efeito de ilhas de calor

• Adaptação a eventos extremos: tempestades, ventanias, deslizamentos, inundações, secas

HISTÓRICO

A concessão de Prêmios , uma ação tradicional do CNPq, buscou-se imprimir maior visibilidade, junto à sociedade, da importância das atividades de CT&I para o desenvolvimento do país. A utilização desse importante instrumento de política científica e tecnológica, paralelamente a uma mobilização crescente dos diversos atores associados à produção técnico-científica, insere-se nos esforços de uma articulação mais efetiva com instituições do setor privado. Esta ação tem funcionado, assim, como um incentivo para impulsionar a formação de estudantes, jovens pesquisadores e profissionais empenhados na busca de soluções para desafios da sociedade brasileira. 

O Prêmio Jovem Cientista teve sua origem a partir de uma solicitação da Marconi International Fellowship , administrada pelo Instituto de Estudos Humanísticos do Colorado, EUA, que solicitou ao CNPq que selecionasse um candidato capacitado para o concurso de jovens cientistas brasileiros, em 1981. O candidato escolhido pelo CNPq foi Henrique Sarmento Malvar, de 24 anos, professor e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), cujo tema foi 'Telecomunicações'. 

 

Em 12 de agosto de 1982, o CNPq instituiu, definitivamente, o Prêmio Jovem Cientista a partir do propósito de despertar a vocação científica entre os jovens, uma de suas prioridades institucionais. O Prêmio conquistou, ao longo de seus 30 anos de existência, vários parceiros importantes. Em 1982, a Fundação Roberto Marinho foi à primeira instituição a aderir ao Prêmio Jovem Cientista e se orgulha em poder contribuir na preparação do Brasil para o futuro, incentivando jovens talentos que se dedicam à melhoria da qualidade de vida da nossa população. A Gerdau, apostando na convicção de que o caminho do desenvolvimento passa pela pesquisa desenvolvida nas universidades e nos bancos escolares, ingressou na parceria em 1988. Em 2002, a Eletrobrás também se tornou parceira e 2007, deixou de participar do prêmio. Em 2011 , a GE ingressou na parceria.

 


1999

- Em decorrência do sucesso obtido pelo Prêmio Jovem Cientista, foi criado o Prêmio Jovem Cientista do Futuro, voltado para os estudantes do ensino médio e profissionalizante. O Prêmio vem sendo aperfeiçoado e se adequado ao novo cenário. Entre as principais mudanças incorporadas, destacam-se:


2003

- Foi instituído o lançamento do Prêmio Jovem Cientista nas universidades das diferentes regiões brasileiras. Implantado o boletim eletrônico, reforçando a divulgação do Prêmio Jovem Cientista.


2004

- O formato da coletiva de imprensa foi ampliado com a inclusão de painel sobre o tema de cada edição, contando com a participação dos primeiros colocados das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio, bem como do Mérito Institucional e de representantes das comissões julgadoras e de um jornalista de renome como mediador.

- Participação dos primeiros colocados das três categorias na Reunião Anual da SBPC, com o objetivo de expor suas pesquisas.


2005

- O Prêmio Jovem Cientista do Futuro transformou-se em uma categoria do Prêmio Jovem Cientista, denominada Estudante do Ensino Médio.

- As bolsas de Iniciação Científica Júnior foram estendidas para o segundo e terceiro colocados.

- Foi instituída uma Menção Honrosa a um pesquisador com o título de doutor que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido.

- Criado o Caderno do Professor  com a finalidade de aprofundar o tema de cada edição e para  subsidiar os professores das escolas do ensino médio, no sentido de orientar seus alunos na elaboração dos trabalhos inscritos no Prêmio Jovem Cientista.


2006

O Caderno do Professor  foi aperfeiçoado e transformado em um kit Pedagógico do Ensino Médio, composto por 3 volumes e no formato eletrônico.

- A concessão do Mérito Institucional foi estendida para as escolas do Ensino Médio às quais estiver vinculado o maior número de trabalhos com qualidade apresentados pelos alunos.


2008

- As bolsas de estudo concedidas pelo CNPq foram ampliadas para o segundo e terceiro lugares das categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior. 


TEMAS

Os temas escolhidos são de relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico e de interesse direto da população brasileira. Já foram abordados em edições anteriores:


Edição 2009/2010 - Energia e Meio Ambiente: soluções para o futuro

Edição 2007/2008 - Educação para Reduzir as Desigualdades Sociais

Edição 2006 - Gestão Sustentável da Biodiversidade: desafio do milênio

Edição 2005 - Sangue: Fluído da Vida

Edição 2004 - Produção de Alimentos - Busca de Soluções para a Fome

Edição 2003 - Água: Fonte de Vida

Edição 2002 - Energia Elétrica: geração, transmissão, distribuição e uso racional

Edição 2001 -Novas Metodologias Para a Educação

Edição 2000/1999 -Saúde da População - Controle da Infecção Hospitalar

Edição 1998/1997 -Oceanos: Fonte de Alimentos

Edição 1996 -Novos Equipamentos, Aparelhos e Utensílios para Pessoas Portadoras de Deficiências

Edição 1995 - Qualidade e Produtividade na Agricultura

Edição 1994 - Qualidade e Produtividade na Construção Civil

Edição 1993 - Saúde da População: Controle de Endemias

Edição 1992 - Qualidade dos Alimentos e Saúde do Homem

Edição 1991 Gerenciamento da Qualidade - O Caminho para Modernização

Edição 1990 - Reciclagem de Rejeitos Industriais

Edição 1989 - Conservar Energia - Um Desafio dos Anos 90

Edição 1988 - Novos Materiais contra a Corrosão em Aços de Baixa Liga

Edição 1985 - Alimentos de Consumo Popular: Produção e Conservação

Edição 1984 -Química de Produtos Naturais

Edição 1983 - Agricultura - Controle Biológico

Edição 1982 - Energia: Fontes Alternativas e Conservação

Edição 1981 - Telecomunicações

 

O PRÊMIO

O Prêmio Jovem Cientista é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a Gerdau, a Fundação Roberto Marinho e a GE, e tem como objetivos promover a reflexão, estimular a pesquisa e revelar talentos, além de investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros. Desta forma, desde a sua criação, vem premiando trabalhos inovadores nas mais diversas áreas do conhecimento, com a participação efetiva de estudantes e jovens pesquisadores de todas as regiões brasileiras.


Considerada pela comunidade científica uma das mais importantes iniciativas do gênero na América Latina, a premiação é entregue pelo presidente da República e reúne, na cerimônia, autoridades governamentais da área da Ciência e Tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.

 


O Prêmio Jovem Cientista é considerado um grande incentivador para a maioria dos ganhadores, considerando que os mesmos recebem bolsas de estudo do CNPq, nas diferentes modalidades (Iniciação Científica Júnior, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado), para sua formação acadêmica e como incentivo ao aprofundamento de suas pesquisas. Os graduados consolidam suas carreiras acadêmicas com a conclusão de cursos de mestrado e doutorado e ingresso nos quadros das universidades. Os estudantes de graduação ingressam em programas de pós-graduação e os estudantes do ensino médio nos cursos universitários.

 

O TEMA


O tema do XXV Prêmio Jovem Cientista - 2011

'CIDADES SUSTENTÁVEIS'


AS CATEGORIAS

O Prêmio é atribuído em quatro categorias
1 - Graduado 
2 - Estudante do Ensino Superior 
3 - Estudante do Ensino Médio 
4 - Mérito Institucional 

Menção Honrosa 

Será concedida Menção Honrosa a um pesquisador com título de doutor, considerando sua qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica na área do conhecimento relacionado com o tema Cidades Sustentáveis. 

 

PREMIAÇÃO


As premiações terão por referência os seguintes valores:


Categoria Graduado:

1º lugar - R$ 30.000,00 (trinta mil reais)

2º lugar - R$ 20.000,00 (vinte mil reais)

3º lugar - R$ 15.000,00 (quinze mil reais)

 

Categoria Estudante do Ensino Superior :

1º lugar - R$ 15.000,00 (quinze mil reais)

2º lugar - R$ 12.000,00 (doze mil reais)

3º lugar - R$ 10.000,00 (dez mil reais)


Categoria Estudante do Ensino Médio :

1º lugar: Laptop com processardor Intel Core i5, 4 GB de memória, HD de 500 GB, tela de 15" polegadas, Windows 7 Home Premiun 32 bits e multifuncional (impressora, copiadora e scanner).

2º lugar: Laptop com processardor Intel Core i5, 4 GB de memória, HD de 500 GB, tela de 15" polegadas, Windows 7 Home Premiun 32 bits e multifuncional (impressora, copiadora e scanner).

3º lugar: Laptop com processardor Intel Core i5, 4 GB de memória, HD de 500 GB, tela de 15" polegadas, Windows 7 Home Premiun 32 bits e multifuncional (impressora, copiadora e scanner).


Nota: serão premiados, a título de reconhecimento, até nove (09) professores que tenham atuado como orientadores dos candidatos vencedores nas categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio, bem como as três (03) escolas dos Estudantes do Ensino Médio premiados A premiação consiste de um Laptop com processardor Intel Core i5, 4 GB de memória, HD de 500 GB, tela de 15" polegadas, Windows 7 Home Premiun 32 bits e multifuncional (impressora, copiadora e scanner) .

 

Categoria Mérito Institucional:

 

1º lugar - R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) - Instituição de Ensino Superior

1º lugar - R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) - Instituição de Ensino Médio


Menção Honrosa ao Pesquisador Doutor : R$ 20.000,00 (vinte mil reais).


Bolsas de Estudo

Os três primeiros colocados das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio poderãao receber bolsas de estudo do CNPq.


Participação na Reunião Anual da SBPC

O primeiro colocado das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio participará da 63ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2011, na Universidade Federal de Goiás com o objetivo de expor suas pesquisas. 

Publicação dos Trabalhos Premiados 

Os trabalhos premiados são publicados em livro próprio do Prêmio Jovem Cientista, elaborado pelas instituições parceiras.

REGULAMENTO


CAPÍTULO I - DO PRÊMIO

 

Art. 1º. O Prêmio Jovem Cientista foi instituído pelo CNPq em 1981, conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho, da Gerdau e da GE, e tem como objetivos promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios brasileiros.

 

Art. 2º. O Prêmio será atribuído a quatro categorias: 
1 - Graduado
2 - Estudante do Ensino Superior
3 - Estudante do Ensino Médio

4 - Mérito Institucional

 

§ 1º. Na categoria Graduado, podem concorrer aqueles que já concluíram o curso de graduação e que tenham menos de 40 (quarenta) anos de idade em 31 de agosto de 2011.

 

§ 2º. Na categoria Estudante do Ensino Superior, podem concorrer estudantes que estejam frequentando cursos de graduação e que tenham menos de 30 (trinta) anos de idade, em 31 de agosto de 2011.

 

§ 3º. Na categoria Estudante do Ensino Médio, podem concorreralunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio e em escolas técnicas e que tenham menos de 25 (vinte e cinco) anos de idade em 31 de agosto de 2011.

 

§ 4º. Na categoria Mérito Institucional, serão premiadas uma instituição de Ensino Superior e outra de Ensino Médio, às quais estiver vinculado o maior número de trabalhos com mérito científico, oriundos de candidatos inscritos nas categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio.

 

Art. 3º. Em cada uma das categorias Graduado , Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio, serão premiados até 3 (três) candidatos podendo, inclusive, não ser concedido o Prêmio, caso as comissões julgadoras entendam não haver trabalhos de qualidade.

 

Art. 4º. Será concedida Menção Honrosa a um pesquisador com título de doutor, considerando sua qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica em área do conhecimento relacionado com o tema “Cidades Sustentáveis”, conforme Art. 8°.

 

Parágrafo único. O CNPq solicitará aos Comitês de Assessoramento do CNPq, as fundações, associações e sociedades científicas, a indicação de candidatos. A indicação deverá vir acompanhada da justificativa sobre a escolha e do currículo do candidato, devendo ser encaminhada até 31 de agosto de 2011, para o seguinte endereço: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Serviço de Prêmios - SHIS Quadra 01 Conjunto B - Bloco B – 1º andar - Edifício Santos Dumont Lago Sul, Brasília – DF - CEP: 71605-001.

 

Art. 5º. As premiações terão por referência os seguintes valores:

 

Categoria Graduado:
1º lugar - R$ 30.000,00 (trinta mil reais)
2º lugar - R$ 20.000,00 (vinte mil reais)
3º lugar - R$ 15.000,00 (quinze mil reais)

 

Categoria Estudante do Ensino Superior:
1º lugar - R$ 15.000,00 (quinze mil reais)
2º lugar - R$ 12.000,00 (doze mil reais)

3º lugar - R$ 10.000,00 (dez mil reais)

 

Categoria Estudante do Ensino Médio:
1º lugar: Laptop com processardor Intel Core i5, 4 GB de memória, HD de 500 GB, tela de 15” polegadas, Windows 7 Home Premiun 32 bits e multifuncional (impressora, copiadora e scanner).
2º lugar: Laptop com processardor Intel Core i5, 4 GB de memória, HD de 500 GB, tela de 15” polegadas, Windows 7 Home Premiun 32 bits e multifuncional (impressora, copiadora e scanner).

3º lugar: Laptop com processardor Intel Core i5, 4 GB de memória, HD de 500 GB, tela de 15” polegadas, Windows 7 Home Premiun 32 bits e multifuncional (impressora, copiadora e scanner).

 

Nota: serão premiados, a título de reconhecimento, até nove (09) professores que tenham atuado como orientadores dos candidatos vencedores nas categorias Graduado , Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio, bem como as três (03) escolas dos Estudantes do Ensino Médio premiadosA premiação consiste de um Laptop com processardor Intel Core i5, 4 GB de memória, HD de 500 GB, tela de 15” polegadas, Windows 7 Home Premiun 32 bits e multifuncional (impressora, copiadora e scanner).

 

Categoria Mérito Institucional:

 

1º lugar - R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) - Instituição de Ensino Superior

1º lugar - R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) - Instituição de Ensino Médio

 

§ 1º. A instituição de Ensino Superior deverá investir os recursos no apoio à pesquisa, no setor ao qual os candidatos estiverem vinculados.

 

§ 2º. A instituição de Ensino Médio deverá aplicar a premiação no melhoramento da infraestrutura (biblioteca e laboratórios) e dos equipamentos, no acervo da biblioteca e na área pedagógica.

 

§ 3º. Ambas as instituições deverão apresentar à Fundação Roberto Marinho um relatório sintético, sobre a aplicação dos recursos após 12 (doze) meses do recebimento das respectivas premiações. O relatório deve ser encaminhado para o seguinte endereço: Fundação Roberto Marinho – Rua Santa Alexandrina, 336 – 1º andar – Rio Comprido – Rio de Janeiro, RJ – CEP: 20261-232.

 

Menção Honrosa ao Pesquisador Doutor: R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

 

Art. 6º. Os três primeiros colocados das categorias Graduado , Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio, poderão receber bolsas de estudo do CNPq. A concessão será implementada caso os agraciados atendam aos critérios normativos do CNPq, descritos no endereço www.cnpq.br/bolsas.

 

§ 1º. Na categoria Graduado, poderão ser concedidas:

•  bolsas de mestrado ou doutorado, no país, para os agraciados que ainda não possuem a titulação de mestre ou doutor; e

•  bolsa de pós-doutorado júnior, no país, para os agraciados que já possuem o título de doutor.

§ 2º. Na categoria Estudante do Ensino Superior, poderá ser concedida:

• uma bolsa de iniciação científica, com vigência de 12 (doze) meses, renovável uma única vez pelo mesmo período; ou

•  uma bolsa de mestrado, caso o agraciado conclua o ensino superior até 31 de dezembro de 2012.

§ 3º. Na categoria Estudante do Ensino Médio, poderá ser concedida uma bolsa de Iniciação Científica Júnior, com vigência de 12 (doze) meses, renovável uma única vez pelo mesmo período. O agraciado deverá atender às seguintes condições:

  1. estar regulamente matriculado no ensino médio ou na educação profissional de escolas públicas localizadas nos municípios com acesso a universidades ou a instituições e centros de pesquisa;
  2. estar desvinculado do mercado de trabalho;
  3. executar o plano de atividades, com dedicação de 10 (dez) horas semanais; e
  4. apresentar resultados parciais e finais da pesquisa, sob a forma de painéis ou exposição oral.

Nota: Caso o agraciado conclua o Ensino Médio ou Técnico até 31 de dezembro de 2011, não terá direito à bolsa de Iniciação Científica Júnior em 2012.

 

§ 4º. O prazo para início da utilização dos benefícios descritos nos § 1º, § 2º e § 3º não poderá ser superior a 12 (doze) meses, contados a partir da data da cerimônia de entrega do Prêmio.

 

Art. 7º. O primeiro colocado das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio participará da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2012, com o objetivo de expor suas pesquisas.

 

Art. 8º. Anualmente, é indicado para premiação um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, definido pelo CNPq, pela Gerdau, pela GE e pela Fundação Roberto Marinho. Os temas devem ter sempre relevância nacional e ser de interesse direto da população brasileira. Para esta edição do Prêmio, o tema escolhido para todas as categorias é Cidades Sustentáveis”.

 

§ 1º. Para as categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior, deverá ser abordada uma das seguintes linhas de pesquisa relacionadas ao tema “Cidades Sustentáveis”:

 

a) Vulnerabilidade, risco e mudanças climáticas nas cidades.
b) Urbanização, ambiente e gestão das águas urbanas. 
c) Produção do espaço urbano e apropriação da natureza relacionada com a questão do solo/água/ventos e dos recursos energéticos. 
d) Políticas urbana, ambiental e de saúde relacionadas com a questão do lixo, resíduos, tratamento de água e reciclagem de materiais. 
e) Planejamento urbano, gestão e conflitos ambientais. 
f)  Agricultura urbana e cidade sustentável. 
g) Implicações socioambientais da legislação urbana. 
h) Paisagem urbana e arquitetura sustentável.

i) Cidades em fronteiras transnacionais e gestão ambiental.

 

§ 2º. Para a categoria Estudante do Ensino Médio, deverá ser abordado apenas um dos sete subtemas relacionados ao tema “Cidades Sustentáveis”:

 

Ambientes sustentáveis: casa, escola, trabalho, espaços públicos

• Edificações inteligentes: uso racional dos recursos naturais e materiais
• O trabalho e os empregos necessários para a cidade sustentável

 

Planejamento urbano e qualidade de vida

•  Planejamento participativo: aprender a decidir em grupo

•  Energias limpas e uso racional de energia

•  A expansão urbana em áreas vulneráveis (encostas e beiras de rios)

•  Enchentes: o conhecimento das causas deve orientar soluções

•  O tempo livre: esportes, artes, cultura, relacionamento entre crianças, adultos e idosos


Gestão das águas no meio urbano

•  Uso racional da água

•  Preservação de rios e matas ciliares

•  Controle do despejo de resíduos sólidos em mananciais de água doce

•  Aumento de permeabilidade e infiltração das águas pluviais no espaço urbano


Políticas de mobilidade nas cidades

•  Mobilidade de pessoas com necessidades especiais e idosas

•  Uso e qualidade do transporte público coletivo

•  Meios não motorizados de transporte


Agricultura urbana

•  Produção de alimentos para consumo próprio ou comunitário

•  Teto verde e produtivo

•  Arborização com frutíferas: o pomar em locais públicos e privados


Gestão de resíduos: orgânicos, inorgânicos e perigosos

•  Reduzir; reutilizar; reciclar


Impactos das mudanças climáticas nas cidades

•  Plano de mudanças climáticas para as cidades

•  Efeito de ilhas de calor

•  Adaptação a eventos extremos: tempestades, ventanias, deslizamentos, inundações, secas




CAPÍTULO II - DA INSCRIÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS

 

Art. 9º. Art. 10 º. As inscrições serão realizadas até 31 de agosto de 2011 , às 23h59min59seg (horário de Brasília). A inscrição é de caráter individual e deverá ser efetuada exclusivamente no endereço: www.jovemcientista.cnpq.br - para as categorias “Graduado” e “Estudante do Ensino Superior”.

Para a categoria Estudante de Ensino Médio , a inscrição poderá ser efetuada, preferencialmente, no endereço: www.jovemcientista.cnpq.br > Estudante do Ensino Médio ou pelos Correios, para o endereço:

Fundação Roberto Marinho - Rua Santa Alexandrina, 336 – 1º andar – Rio Comprido – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20261-232.

Parágrafo único . O candidato terá sua inscrição eliminada caso a efetue pelo website do Prêmio e Correios, simultaneamente.


Art. 10. A inscrição incluirá necessariamente:

I – Categoria Graduado

•  ficha de inscrição preenchida;

•  currículo atualizado na Plataforma Lattes ( http://lattes.cnpq.br/ );

•  trabalho científico, que deverá ter 50 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5, contendo:

•  título, autor, orientador, instituição de vínculo e instituição onde se desenvolveu a pesquisa (endereço, telefone, e-mail);

•  introdução; objetivos; material e métodos; resultados da pesquisa e discussão; conclusões e referências bibliográficas.

•  resumo expandido, deverá ter 03 laudas o espaçamento entre linhas será simples, fonte Arial 12 e o parágrafo será justificado, contendo:

•  título, autor, orientador, instituição de vínculo e instituição onde se desenvolveu a pesquisa (endereço, telefone, e-mail);

•  introdução; objetivos; material e métodos; resultados da pesquisa e discussão; conclusões e referências bibliográficas; e palavras-chave (até cinco).

Nota: não serão aceitos trabalhos incompletos, com resultados parciais.

II – Categoria Estudante do Ensino Superior

•  ficha de inscrição preenchida;

•  currículo atualizado na Plataforma Lattes ( http://lattes.cnpq.br/ );

•  trabalho científico, que deverá ter 30 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5, contendo:

•  título, autor, orientador, instituição de vínculo e instituição onde se desenvolveu a pesquisa (endereço, telefone, e-mail);

•  introdução; objetivos; material e métodos; resultados da pesquisa e discussão; conclusões e referências bibliográficas;

•  resumo expandido, deverá ter 03 laudas, o espaçamento entre linhas será simples, fonte Arial 12 e o parágrafo será justificado, contendo:

•  título, autor, orientador, instituição de vínculo e instituição onde se desenvolveu a pesquisa (endereço, telefone, e-mail);

•  introdução; objetivos; material e métodos; resultados da pesquisa e discussão; conclusões e referências bibliográficas; e palavras-chave (até cinco).

Nota: não serão aceitos trabalhos incompletos, com resultados parciais.

III - Categoria Estudante do Ensino Médio:

•  ficha de inscrição devidamente preenchida

•  trabalho de pesquisa com no mínimo 03 e no máximo de 10 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5, em uma das temáticas apresentadas no Art.8º, § 2º, contendo:

•  Apresentação (problema, justificativa e objetivos);

•  Desenvolvimento (metodologia e análise);

•  Conclusão (resultados da pesquisa).

•  comprovação de matrícula da escola; caso a inscrição seja pelo portal do Prêmio (www.jovemcientista.cnpq.br), o comprovante deverá ser anexado ao trabalho de pesquisa ou enviado para o endereço da Fundação Roberto Marinho, constante no Art. 9.

Parágrafo único – Os candidatos das três categorias deverão observar os itens abaixo:

•  A inscrição efetuada na categoria inadequada será automaticamente eliminada. Para fins da inscrição valerá a maior titulação que o candidato possuir.

•  A ficha de inscrição, o trabalho científico e o resumo não poderão sofrer alterações nos seus respectivos conteúdos após terem sido enviados ao CNPq e à Fundação Roberto Marinho, por meio do website do Prêmio;

•  Serão aceitos trabalhos somente em Língua Portuguesa;

•  Os documentos necessários para a inscrição eletrônica (no website ) devem ser apresentados em arquivo tipo: PDF, doc ou rtf;

•  Não serão aceitas inscrições enviadas por qualquer outro meio que não a página eletrônica do Prêmio ou pelo correio. Assim, serão automaticamente desclassificados os trabalhos enviados, por exemplo, por correio eletrônico, CD-ROM, DVD ou em mãos;

•  A documentação enviada pelo correio, para a categoria Estudante do Ensino Médio, após o dia 31 de agosto de 2011 , não será aceita. Vale a data do carimbo dos Correios.


Art. 11. As inscrições com dados ou informações incompletas não serão validadas.

 

Art. 12. Cada candidato, das categorias Graduado , Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio , poderá inscrever somente um trabalho e este deverá ser individual e indivisível . Caso o trabalho cientifico tenha mais de um autor, só será considerado o candidato/autor inscrito no Prêmio.


Art. 13. A apresentação da inscrição implica na concordância e na aceitação de todas os capÍtulos, artigos e condições deste Regulamento pelo candidato.


Art. 14. O candidato que tiver sua inscrição aceita, de acordo com este Regulamento, receberá um Certificado de Participação, que será encaminhado até o mês de fevereiro de 2012.

 


CAPÍTULO III - DAS COMISSÕES JULGADORAS 

Art. 15. A escolha dos premiados será realizada por 2 (duas) comissões julgadoras. Uma comissão será destinada às categorias Graduado Graduado , Estudante do Ensino Superior e Mérito Institucional do Ensino Superior, que escolherá, também, o agraciado com a Menção Honrosa . A outra comissão avaliará as categoriasEstudante do Ensino Médio e Mérito Institucional do Ensino Médio.

Parágrafo único: O CNPq realizará a pré-seleção dos trabalhos inscritos nas categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior , considerando os artigos 8º e 10º.


Art. 16. Cada comissão julgadora será composta por 7 (sete) membros oriundos da comunidade científica e tecnológica, designados pelo presidente do CNPq.

Parágrafo único. As comissões poderão deliberar com a presença da maioria simples de seus membros, desde que estejam presentes os respectivos presidentes.


Art. 17. As comissões julgadoras não estabelecerão a classificação dos trabalhos inscritos para além dos três primeiros colocados das categorias definidas neste regulamento.

 

Art. 18 . As decisões das comissões julgadoras não serão suscetíveis de recursos ou impugnações em qualquer etapa do processo e da premiação.

 


CAPÍTULO IV - CRITÉRIOS DE JULGAMENTO 

Art. 19 . Os trabalhos dos candidatos das categorias Graduado , Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio serão avaliados, considerando os seguintes critérios e pontuação:

Critérios

Pontuação

a) qualidade do texto quanto à linguagem (objetividade e clareza)

25

b) originalidade e inovação

30

c) contribuição ao conhecimento sobre o assunto (melhoria da qualidade de vida da população e a solução de problemas do cotidiano)

30

d) qualidade da apresentação do trabalho.

15

 

Art. 20. O critério utilizado para a concessão do Mérito Institucional será o da instituição com o maior número de trabalhos considerados de qualidade pelas comissões julgadoras.


Art. 21. O critério utilizado para a concessão da Menção Honrosa ao pesquisador com o título de doutor será sua qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica em área do conhecimento relacionada com o tema "Cidades Sustentáveis" , conforme Art. 8º.



CAPÍTULO V - DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Art. 22. Os concorrentes ao Prêmio concordam com a eventual publicação, pelas entidades conveniadas, de suas imagens e dos trabalhos inscritos, no todo, em parte ou em texto resumido, em forma a ser definida.

Parágrafo único. Os agraciados concordam com a divulgação dos resultados do Prêmio e dos trabalhos inscritos, comprometendo-se a comparecer à solenidade de entrega do Prêmio, na qualidade de convidados das entidades patrocinadoras. O não-comparecimento por motivo não justificado implicará a desclassificação automática do candidato.

Art. 23. Os trabalhos e os documentos, encaminhados ao CNPq e à Fundação Roberto Marinho pelos candidatos, não serão obrigatoriamente devolvidos.

 

Art. 24. Os casos omissos serão resolvidos pelas comissões julgadoras.

 parceiros

 

Rating: 1.0/5 (1 voto)




ONLINE
1




Partilhe esta Página